As crianças aprendem ativamente: brincam, imaginam, observam, perguntam, experimentam e estabelecem relações. Essas características precisam ter seu espaço de manifestação assegurado, por isso, deve-se garantir que se sintam seguras e acolhidas no ambiente escolar e que sejam criadas oportunidades de interação para expressarem seus interesses, suas necessidades, suas dúvidas e suas percepções.
A nossa proposta para a Educação Infantil está embasada na concepção de crianças ativas, protagonistas da própria aprendizagem, apropriando-se das linguagens verbal, corporal, emocional nas interações com seus pares e os educadores. De acordo com os documentos oficiais, o material deve contemplar os cinco campos de experiências expressos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular):
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Oralidade e escrita;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Desse modo, as propostas visam contribuir para que as crianças sejam capazes de nomear e organizar o que descobrem, utilizar informações de que dispõem para resolver problemas, comunicar ideias e descobertas que fazem, tendo os professores como mediadores entre elas e o conhecimento.
O brincar é a experiência fundamental, e, por isso, é valorizado e integrado às atividades. E é com esse tipo de convivência que todos têm contato com as diferenças e aprendem a interagir com normas e regras, paulatinamente compreendendo sua importância para os convívios.
MOMENTO DO PARQUE
Além de possibilitar o contato direto com a natureza tão viva e presente em nossa escola, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, na socialização da criança e na percepção do mundo que ela tem à sua volta. Assim a aprendizagem é estimulada durante experiências lúdicas e prazerosas.
TURMA DO LUAN
Criada para estabelecer uma ligação entre as propostas pedagógicas e o dia a dia das crianças. As atividades, situações e diversidade dos seis personagens são um reflexo da realidade vivida e reconhecida pelo aluno em diversos contextos, como em casa, na escola, em brincadeiras, no parque, entre outros. Os personagens contribuem para o aprendizado dos alunos e os acompanham nos quatro anos da Educação Infantil.
INGLÊS
A partir do Infantil II, nossos aluninhos também iniciam as aulas de Inglês, dentro da metodologia English Stars. Estudar Inglês na infância faz com que a criança aprenda o novo idioma juntamente ao Português, o que permite que o seu cérebro tenha mais facilidade para trocar de língua ao se comunicar. Além disso, o estudo de Inglês na infância também estimula as funções cognitivas das crianças.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
A disciplina de Pensamento Computacional começa a fazer parte do currículo dos nossos alunos a partir do Infantil III. Ela permite que as crianças tenham melhor desenvolvimento da capacidade criativa, crítica e estratégica ao utilizar as bases computacionais nas diferentes áreas de conhecimento para a resolução de problemas.
AULAS ESPECIAIS
- Xadrez: o objetivo principal é estimular a prática lúdica do xadrez e outros jogos pré-enxadrísticos para a memorização e fixação dos movimentos do jogo, auxiliando na saúde emocional e contribuindo ao desenvolvimento do raciocínio lógico que a prática destes proporcionam.
- Musicalização: os objetivos estão voltados para a área da música, envolvendo ludicidade por se tratar da Educação Infantil. Trabalhamos com ritmos, tons, altura, tempo, timbres, vocalizes, sons de instrumentos feitos com materiais recicláveis, coordenação motora e sensibilização.
- Corpo e Movimento: o objetivo principal é trazer ao aluno saúde corporal e mental, vivenciando assim momentos de distração, mesclados com exercícios físicos que trazem além da consciência corporal, a realização de atividades viáveis a serem realizadas individualmente ou na interação com o outro, sempre com a mediação das professoras.
- Contação de Histórias: enriquecer o universo cultural das crianças por meio do contato com a literatura ilustrada e as narrativas orais; Estimular a capacidade de escuta, a criatividade, enriquecer a imaginação; e explorar a linguagem oral e escrita, por meio de reflexões compartilhadas e da produção de histórias.
A formação do estudante passa, necessariamente, pela formação de um sujeito que se responsabiliza por suas escolhas, expressa-se com argumentos, percebe a diversidade como possibilidade de ampliação de conhecimento e repertório, busca estratégias coletivas para a resolução de problemas, compromete-se com as questões sociais e humanitárias e está preparado para atuar com a dinâmica das informações e mudanças na sociedade contemporânea.
Com isso, o currículo para os Anos Iniciais do Colégio Elo visa promover o acesso dos alunos ao conhecimento historicamente construído e às aprendizagens essenciais ao desenvolvimento social, afetivo e intelectual. Assim, o processo educativo escolar deve contemplar alguns aspectos essenciais:
- As competências e habilidades previstas para cada ano escolar.
- O contexto em que a escola está inserida e sua realidade.
- Os interesses, as motivações e as necessidades do aluno e de sua comunidade escolar.
- O protagonismo das pessoas que estão na escola.
- A formação de valores e atitudes responsáveis em relação ao outro e ao ambiente.
Os materiais didáticos e demais recursos orientam o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que viabiliza o entendimento dos conceitos, que busca a reflexão e a criticidade atuantes na formação do aluno como cidadão. Por meio de diferentes linguagens e propostas, o estudante é levado ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, bem como, à compreensão do ambiente natural, social e político. A meta nessa fase escolar é garantir que o aluno compreenda os conteúdos, adquira sólidos conhecimentos de cultura geral e construa hábitos de leitura e estudo.
A metodologia “Aula dada, aula estudada hoje”, que desenvolve a organização e a autonomia de estudos, começa a ser aplicada no Ensino Fundamental Anos Iniciais, o que possibilita que o aluno esteja preparado para as etapas seguintes.
- ENGLISH STARS - INGLÊS
As nossas aulas de Inglês são desenvolvidas dentro da metodologia English Stars. Estudar Inglês na infância faz com que a criança aprenda o novo idioma juntamente ao Português, o que permite que o seu cérebro tenha mais facilidade para trocar de língua ao se comunicar. Além disso, o estudo de Inglês na infância também estimula as funções cognitivas das crianças.
- MIND MAKERS - PENSAMENTO COMPUTACIONAL
A disciplina de Pensamento Computacional faz parte da nossa grade curricular e permite que as crianças tenham melhor desenvolvimento da capacidade criativa, crítica e estratégica ao utilizar as bases computacionais nas diferentes áreas de conhecimento para a resolução de problemas.
AULAS ESPECIAIS
As aulas especiais estimulam a abertura ao novo, a tomada de decisão com resolução colaborativa de problemas, a liderança, a empatia e a autonomia.
- Xadrez: O xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e estimula a tomada de decisões no processo de ensino-aprendizagem, também prepara a criança para a vida em sociedade.
- Corpo e Movimento: Através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, que as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu organismo. Com isso, elas desenvolvem a consciência corporal que é a capacidade de se expressarem corporalmente, expandindo as possibilidades de movimentos em suas rotinas e mantendo sua criatividade estimulada.
- Musicalização: A musicalização é importante na infância porque desperta o lado lúdico aperfeiçoando o conhecimento, a socialização, a alfabetização, a inteligência, a capacidade de expressão, a coordenação motora e as percepções sonora, espacial e matemática.
- Espanhol: Aprender outros idiomas trabalha com a agilidade mental, memória, capacidade de interpretação e comunicação das crianças. Além do desenvolvimento pessoal, cultural e profissional dos nossos alunos, abrindo-lhes portas para um plurilinguismo.
- Estimulação: são aulas realizadas no período da tarde que visam melhorar o desempenho ou funções cognitivas como atenção, memória, raciocínio, capacidade de resolução de problemas, entre outras.
Nesta etapa da Educação Básica, nossos materiais didáticos e demais recursos orientam o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que viabiliza o entendimento dos conceitos, que busca a reflexão e criticidade e que atua na formação do aluno como cidadão. Através de diferentes linguagens e propostas, o estudante é levado ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, bem como, à compreensão do ambiente natural, social e político.
A meta nessa fase escolar é garantir que o aluno compreenda os conteúdos, adquira sólidos conhecimentos de cultura geral e construa hábitos de leitura e estudo.
- Abordagem gradativa, alinhada entre os componentes curriculares em todos os anos e, também, entre os segmentos para garantir um projeto robusto de ensino e de aprendizagem.
- Metodologia específica, com ênfase no aprender como um processo contínuo, no qual as ferramentas tecnológicas dão suporte para o aluno e para o professor.
- Abordagem com foco na autonomia do aluno para que ele aprenda a aprender e que leve essa postura em relação ao conhecimento por toda a sua vida como um empreendimento pessoal e acadêmico com vista ao protagonismo.
- Criação de processos e estratégias eficientes, que possibilitem aprendizagens efetivas, sem ceder a facilidades e a reduções enganosas.
- INGLÊS
Aulas desenvolvidas por meio da parceria com o programa English Stars, 100% em inglês, focadas em desenvolver as habilidades linguísticas e um currículo alinhado aos quatro pilares de educação da Unesco.
- MIND MAKERS - PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Desenvolvimento da capacidade criativa, crítica e estratégica de utilizar as bases computacionais nas diferentes áreas de conhecimento para a resolução de problemas.
- SIMULADOS
No Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos também começam a preparação para provas importantes como vestibulares e Enem, por meio da realização dos Simulados.
- PLANTÕES
O acompanhamento pedagógico tem como objetivo fazer com que o aluno obtenha o máximo de aproveitamento em seu processo de aprendizagem, com base na premissa de que cada pessoa aprende em um tempo determinado e de uma maneira própria. Para superar as barreiras que aparecem na hora do estudo no dia a dia, ofertamos os PLANTÕES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS. É a oportunidade de o estudante receber orientações individualizadas através das ferramentas ideais para construir seu conhecimento.
Um ensino sólido e inovador, que permite ao jovem vislumbrar caminhos promissores, realizar escolhas responsáveis e de acordo com os seus objetivos e desenvolver um bem-sucedido projeto de vida.
O “Aula dada, aula estudada” ganha mais força, o que possibilita a consolidação dos conceitos, o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e o estímulo ao hábito de estudo, já iniciado nas fases anteriores. Os exercícios são estruturados para garantir uma sólida absorção dos conteúdos e para preparar os alunos para o Enem e principais vestibulares do Brasil. Os Simulados contribuem para que o estudante avalie seu desempenho em cada área do conhecimento e ajudam a adquirir mais confiança e tranquilidade.
- NOVO ENSINO MÉDIO
O Novo Ensino Médio é organizado numa proposta seriada (1ª, 2ª e 3ª série), na Formação Geral e Itinerário do Ciclo Acadêmico Básico, e multisseriadas (1ª e 2ª série) para os Itinerários Formativos, que são organizados em unidades curriculares que possibilitam o aprofundamento das aprendizagens de uma ou mais áreas do conhecimento, dependendo da escolha do estudante.
A Formação Geral é proposta por Áreas do Conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, dividida pelos componentes curriculares: Análise linguística, Literatura e Arte, Produção de Texto e Língua Inglesa; Matemática e suas tecnologias dividida em duas frentes A e B; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas dividida em História e Geografia; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias dividida pelos componentes curriculares: Biologia A e B, Física A e B e Química A e B, visando desenvolver o conjunto de competências e habilidades de cada uma das áreas previstas pela BNCC, a fim de consolidar e aprofundar as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental.
O Itinerário do Ciclo Acadêmico Básico é composto por trilhas das áreas de Matemática e Linguagens que se subdividem em cursos semestrais junto aos componentes curriculares de Filosofia, Sociologia, Língua Espanhola, Artes, Educação Física e Projeto de Vida.
Os Itinerários Formativos são ofertados por meio de núcleos de estudos. O Núcleo de Estudos em Linguagens e Ciências Humanas é composto pelas trilhas: Oficina de Literatura, Criação e Estudo de Artes, Núcleo de Análises Historiográficas e Observatório Geográfico. Já o Núcleo de Estudos em Ciências da Natureza é composto pelas trilhas: Observatório de Fenômenos Biológicos, Análise e investigações químicas e Oficina de Física investigativa.
Ambos os Itinerários Formativos contemplam a mesma carga horária. Com isso, os estudantes terão um maior desenvolvimento com relação aos saberes que lhes são mais interessantes. E todos sabemos que, com maior interesse, aprendemos melhor e com maior profundidade.
Quanto à especificidade de tempo para a Formação Geral Básica, a reforma do Ensino Médio determina que essa etapa de ensino deve ter, no mínimo, 3.000 horas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Desse total, há um número máximo de 1.800 horas que devem ser destinadas, especificamente, para a Formação Geral Básica, permitindo que haja um tempo destinado para o desenvolvimento da parte flexível do currículo, os Itinerários Formativos.
Os referenciais para os Itinerários Formativos dialogam com a BNCC, com as Competências Gerais e com a concepção de educação integral. Para os Itinerários Formativos, é previsto o viés metodológico que se refere à abordagem dos conteúdos, habilidades e competências por meio dos eixos estruturantes da Investigação Científica, dos Processos Criativos, da Mediação e Intervenção Sociocultural e do Empreendedorismo, que organizam os Itinerários, conectando experiências educativas com a realidade e consolidando a formação integral dos estudantes.
O currículo do Novo Ensino Médio se baseia nos conceitos de “competências e habilidades”. Assim, o foco do ensino-aprendizagem não são os conteúdos em si, mas o desenvolvimento de competências e habilidades específicas que se relacionam fortemente com tais conteúdos. Dessa forma, quebra-se a mecanicidade do ensino e criam-se também importantes oportunidades de interdisciplinaridade.
Com relação a todas as áreas previstas na BNCC, é apontada a necessidade de se explicitarem os conceitos estudados de maneira que, na medida do possível, possam ser vivenciados. Tal vivência pressupõe a construção de saberes de forma que os alunos sejam engajados na construção de, por exemplo, projetos de pesquisa ou na solução de situações-problema. Assim, um determinado conteúdo não será estudado como um fim em si mesmo, mas no interior de situações que se tornem significativas.
Um aspecto bastante importante do Novo Ensino Médio é o incentivo à formação científica dos alunos em todas as áreas do conhecimento. A ideia é a de que eles possam analisar as questões relativas à vida contemporânea, de maneira que sejam capazes de formular estratégias para enfrentá-las. Com isso, podem ser capazes de compartilhar os conhecimentos construídos, colaborando para o bem-estar próprio e também de sua comunidade.
- PROJETO DE VIDA
O Novo Ensino Médio cria possibilidades para que os alunos possam se preparar para a vida que desejam ter e para que sejam capazes de criar processos de decisão. Nesse sentido, é fundamental que, nessa etapa da formação acadêmica, sejam protagonistas, o que possibilita a criação da confiança necessária para que sejam capazes de definir suas trajetórias pessoais e profissionais, bem como o impacto que desejam gerar na sociedade em que estão inseridos.
O Pré-Vestibular Elo é dedicado ao desenvolvimento de cursos de preparação para os principais vestibulares do país.
Com material didático do Sistema Anglo de Ensino e professores qualificados, o Pré-vestibular Elo conta com uma série de ferramentas para melhorar o desempenho de seus alunos.
Há mais de 10 anos aprovando, o Pré-Vestibular do Elo oferece as facilidades do Plurall, uma plataforma on-line que garante acesso a livros digitais, tarefas, banco de dúvidas e relatórios de acompanhamento para alunos e professores.
Os estudantes também participam dos Simulados para vestibular e Enem, um treinamento que coloca o aluno dentro do contexto dos principais vestibulares do país.
Nesta fase, mais do que preparar conhecimentos, o aluno precisa aprender a melhor maneira de aplicá-los no vestibular!