Estudantes do Colégio Elo visitam o maior acelerador de partículas do Hemisfério Sul

Grupo conheceu o “coração do Sírius”, o acelerador de partículas com 68 mil metros quadrados e que é a maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no Brasil

Professoras e alunos do Ensino Médio do Colégio Elo viajaram nos dias 23 e 24 de outubro para a cidade de Campinas. Lá eles participaram da grande final do WEBDESAFIO 2022, um jogo virtual que contou com a participação de mais de quatro mil estudantes de todo o país e, também, visitaram a Ilum Escola de Ciência e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o Sírius, o acelerador de partículas brasileiro.

As professoras de Física, Nancy Nazareth Gatzke Côrrea e de Química, Letícia Bacon, acompanharam os estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio durante a viagem. O professor Victor Lorejan, que atualmente está cursando doutorado na USP, também se deslocou até Campinas para fazer o roteiro com o grupo. A professora Nancy explica que a primeira visita foi na Ilum Escola de Ciência, que oferece o curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia.

“Pudemos conhecer as instalações físicas e os professores Nelson Studart e Adalberto Fazzio, nos contaram um pouco sobre o curso que é realizado em três anos com imersão no CNPEM. As aulas são em período integral e, ao final do curso, o estudante recebe o título de bacharel em Ciência e Tecnologia. Cada aluno recebe um computador ao ingressar no curso e a moradia, o transporte e a alimentação são custeados pela escola”, afirma Nancy.

Em seguida, foi a vez de visitar os laboratórios, todos com equipamentos de ponta, alta tecnologia que encantou os estudantes. Eles puderam interagir com alguns microscópios e, durante todo o trajeto, professores do curso acompanharam o grupo explicando como acontecem as aulas, como é possível utilizar os equipamentos e quais tipos de pesquisa é possível fazer com aqueles recursos.  “Nossos estudantes ficaram radiantes, alguns, inclusive, já sinalizando um grande interesse em estudar lá”, complementa a professora.

A visita ao CNPEM foi o momento mais esperado pelo grupo do Elo, pois lá se encontra o maior acelerador de partículas do Hemisfério Sul, o Sírius. As professoras e alunos foram recebidos com muito carinho pela pesquisadora Ana Carolina Zeri, que mostrou as instalações físicas dos laboratórios, contou detalhes da construção, apresentou alguns pesquisadores e as linhas de luz, que são as estações experimentais onde os materiais são analisados e recebem nomes da fauna e da flora brasileira como carnaúba, cateretê, jatobá, entre outros. Na sequência, o grupo chegou ao Sírius.

“A pesquisadora nos explicou que com essa fonte de luz síncrotron é possível penetrar a matéria e revelar características de sua estrutura molecular e atômica para a investigação de todo tipo de material. Seu amplo espectro permite realizar vários tipos de análise com as diferentes radiações que a compõem, e seu alto brilho permite experimentos extremamente rápidos e a investigação de detalhes dos materiais na escala de nanômetros”, destaca Nancy.

O fato mais marcante da visita ocorreu no caminho, quando as professoras e estudantes encontraram o Sérgio, pesquisador que permitiu entrar no coração do Sírius. “Conhecemos muito de perto o acelerados de partículas. Segundo palavras da equipe que nos acompanhou ‘é muito raro a oportunidade de um visitante entrar nesse ponto do laboratório’. Depois de muita euforia, continuamos o trajeto conhecendo detalhes dos laboratórios e as possibilidades de pesquisa do laboratóri. Nos despedimos com muita vontade de ficar lá conhecendo cada compartimento daqueles  68 mil metros quadrados”, ressalta a professora.

Para Nancy, esse tipo de viagem pedagógica é muito importante não apenas como possibilidade de graduação, mas para que os estudantes possam entender como a Ciência é feita e que o Brasil tem laboratórios de alta tecnologia que possibilitam a expansão do conhecimento que é aplicado nas mais diversas áreas.

“Mesmo que nossos alunos ainda que não queiram trilhar os caminhos da Ciência, essas experiências possibilitam que eles compreendam que ela está sendo feita por pessoas como eles, que nos receberam em seus laboratórios com sorriso no rosto e os incentivaram a ter curiosidade e buscar conhecimento por meio da investigação. Nós, do Colégio Elo, esperamos que essa viagem funcione como a luz síncrotron: acelere o interesse e a busca por conhecimento nos nossos alunos”, finaliza Nancy.

TOP 10 WEBDESAFIO 2022

O Colégio Elo está no TOP 10 do Brasil no WEBDESAFIO 2022, um jogo virtual que contou com a participação de mais de quatro mil alunos de todo o país. A grande final foi realizada no dia 23 de outubro e os estudantes do Ensino Médio: Gabrielly de Melo Silva, Letícia Lemes Ribeiro, Nicolly Louise Posseti Ribas e Pedro Fernandes Massaro Bitencourt participaram da disputa, presencialmente, na Faculdade de Campinas (Facam). Durante as fases que antecederam a final, a diretora do Elo, Maria Gabriela Medeiros Velloso foi a orientadora da equipe Gamadores.

O WEBDESAFIO é realizado anualmente e envolve estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas de todo o Brasil.  É um jogo virtual em que os alunos são submetidos a diversos enigmas e desafios. É uma excelente oportunidade para incentivar o uso da internet para o aprendizado, a liderança, a tomada de decisões e, sobretudo, o trabalho em equipe.

Para ver mais detalhes sobre a viagem, assista ao vídeo: